Dr.Orgânico

Notícias

Chá é saúde !

Chá é saúde !

Boas notícias! O consumo milenar da Camellia sinensis, mais uma vez, recebe o reconhecimento do meio científico. A planta dá origem ao chá verde, branco, oolong, preto e outros. A revista científica The Journal of Nutrition, publicada pela American Society for Nutrition, incluiu na sua edição de agosto de 2008, os Procedimentos do IV Simpósio Científico Internacional sobre Chá e Saúde Humana realizado em Setembro de 2007. Ao todo, são 10 artigos / estudos selecionados pela prestigiosa publicação. O evento contou com a participação da American Cancer Society, American College of Nutrition, American Medical Women’s Association, American Society for Nutrition e do Instituto Linus Pauling - Oregon State University. O objetivo do Simpósio era rever o estado dos avanços científicos relevantes ao impacto do consumo do chá sobre a saúde física, performance mental e prevenção de doenças (1) .O evento foi organizado devido ao número crescente de estudos sobre os benefícios dos chás, notadamente o chá verde. Foram realizados mais de 330 estudos nos últimos 3 anos. Os resultados são bastante animadores sobre esta planta cujo uso como bebida data de 2737 AC na China. Os autores concluem que o uso do chá é seguro e confirmam seus já conhecidos benefícios cardiovasculares, lembrando que o relatório da Força Tarefa sobre Medicina Complementar do American College of Cardiology Foundation, publicado no Journal of the American College of Cardiology em 2005, recomenda o consumo diário de 2 xícaras de chá, “para redução de risco cardiovascular”. As novas fronteiras na pesquisa do chá estendem-se à ação do chá sobre o metabolismo e o peso corporal, diabetes e funções neurofisiológicas e cognitivas. Os flavonóides do chá e a cafeína podem afetar positivamente o metabolismo energético e de gorduras através de diversos mecanismos. Algumas evidências apresentadas sugerem que o chá possa reduzir o risco de diabetes. Também foi observado que o consumo de chá é inversamente proporcional à incidência de demência senil, doenças de Parkinson e de Alzheimer. Os polifenóis presentes no chá, particularmente o epigalocatequina-3-galato, são biodisponíveis no cérebro , onde parecem exercer efeitos neuroprotetores.

A “Dr.Orgânico” está trazendo para o Brasil, os chás orgânicos da “Good Earth Teas”, empresa fundada na Califórnia em 1971, que pertence à Tetley Teas, que introduziu o chá em sachets na Inglaterra, e fundada em 1822. Os chás são certificados orgânicos e Kosher. Os sachets não são submetidos a tratamento com cloro para branqueamento, nem possuem sobrecapa de plástico. Além de todos esses aspectos de segurança e pureza, os chás da “Good Earth Teas” destacam-se pelo delicioso sabor.


Referências:
(1) Introduction to the Proceedings of the Fourth International Scientific Symposium on Tea and Human Health. American Society for Nutrition. J. Nutr. 138: 1526S–1528S, 2008.



divisão
MATCHÁ

MATCHÁ

Bebida consumida há mais de 800 anos em cerimônias religiosas do Zen Budismo no Japão, o Matchá é considerado o mais puro e concentrado dos chás verdes (Camellia sinensis), contendo o máximo possível da riqueza de nutrientes dessa planta. As plantas são protegidas da luz natural, 1 mês antes da coleta. As plantas compensam a falta de luz aumentando o conteúdo de clorofila nas folhas. Só as folhas jovens são colhidas à mão; as veias e os caules são retirados, e as folhas não sofrem fermentação, retendo assim o máximo dos seus antioxidantes. Uma outra característica do Matchá é sua riqueza em L-Teanina, um aminoácido que provoca sensação de relaxamento e melhora da concentração. Seu gosto não é amargo, como o do chá verde normalmente consumido. Matchá contém de 10 a 15 vezes os nutrientes dos chás branco, verde, preto e de erva mate (1). A determinação do ORAC (oxygen radical absorption capacity test) é utilizada para avaliar a capacidade antioxidante de alimentos e bebidas. Matchá contém 1.384 unidades ORAC (umoleTE/g), 44 vezes mais do que o brócolis e 32 vezes mais do que a maçã.
Estudos científicos recentes sobre o chá verde (330 pesquisas nos últimos 3 anos), reforçam os efeitos benéficos do consumo do chá sobre a saúde física e a performance mental (2). O relatório da Força Tarefa sobre Medicina Complementar do American College of Cardiology Foundation recomenda o consumo diário de 2 xícaras de chá (3).
Na DR.ORGÂNICO, você encontra o primeiro Matchá a ser certificado orgânico no mundo. Possui os certificados do USDA, IMO Switzerland e Jona (Japão). É produzido em Nishio, no Japão, cidade considerada a capital mundial do Matchá, por uma empresa com ISO 9001. Também recebe certificação Kosher.

(1). Nutritional Analysis of Traditional Matcha: Certificate of Analysis No. 061841-1 Ecopro Research Co.Ltd.
(2). Introduction to the Proceedings of the Fourth International Scientific Symposium on Tea and Human Health. J. Nutr. 2008 138: 1526S-1528S.
(3). Integrating Complementary Medicine Into Cardiovascular Medicine, J. Am. Coll. Cardiol. 2005;46;184-221.
divisão
Orgânicos são mais nutritivos

Orgânicos são mais nutritivos

Quality Low Input Food é um projeto integrado da Comissão Européia, coordenado pelo Prof. Carlo Leifert, da Newcastle University. O estudo com verba de 18 milhões de Euros e com a participação de 30 instituições, foi iniciado em Março de 2004, com duração prevista de 5 anos. O projeto visa melhorar a qualidade, garantir a segurança e reduzir os custos da produção de alimentos orgânicos através de pesquisa, disseminação e treinamento.

Os resultados já obtidos indicam que vegetais e frutas orgânicas apresentam níveis mais elevados de minerais, como ferro e zinco, e até 40% mais antioxidantes do que os produtos cultivados de forma convencional. Esses dados serão apresentados no Congresso Mundial de Orgânicos, da International Federation of Organic Agriculture Movements (IFOAM), em parceria com a International Society of Organic Agriculture Research (ISOFAR), que será realizado em Modena, Itália, em Junho de 2008 .

Outro estudo, recente, conduzido pelo Organic Center e por um grupo de cientistas da Universidade da Flórida e da Washington State Unviversity, analisou 97 estudos sobre conteúdo nutricional, de produtos cultivados de forma orgânica e de forma convencional. Os estudiosos concluíram que os vegetais orgânicos são mais nutritivos e apresentam em média, 25% a mais de nutrientes. A quantidade do antioxidante quercetina, por exemplo, foi 240% maior nos produtos orgânicos, segundo os autores do estudo.
divisão
A Prevenção é a melhor cura!
SE