Dr.Orgânico

Notícias

CHÁ VERDE E GENGIVAS MAIS SAUDÁVEIS?

CHÁ VERDE E GENGIVAS MAIS SAUDÁVEIS?

O consumo de chá verde pode oferecer proteção em relação a doença periodontal, condição que pode atingir até 30% da população. É o que sugerem pesquisadores da Universidade de Kyushu, no Japão, que avaliaram a relação entre consumo de chá verde e incidência de doença periodontal em 940 homens. A periodontite crônica é uma doença inflamatória que afeta os tecidos de sustentação dos dentes. É iniciada por bactérias específicas e progride devido a uma reação inflamatória-imunológica anormal a essas bactérias. A doença periodontal é considerada a maior causa de perda dentária e também está associada a um risco aumentado de derrame cerebral, diabetes do tipo II e doença ateromatosa coronariana.

A ocorrência de doença periodontal nesse grupo foi determinada por avaliações e testes odontológicos apropriados. Os autores relataram que os homens que consumiam chá verde regualrmente gozavam de melhor saúde periodontal do que os que bebiam menos chá. Os pesquisadores sugerem que as catequinas do chá verde possam interferir com a resposta inflamatória do organismo frente às bactérias periodontais. O estudo foi publicado na última edição do periódico Journal of Periodontology.

Segundo o Dr. David Cochran, presidente da Academia Americana de Periodontologia, os periodontistas acreditam que a manutenção da saúde das gengivas é crítica para a saúde do corpo. Por isso é importante encontrar métodos simples para promover a saúde periodontal, como beber chá regularmente, conclui o Dr. Cochran.

Um outro estudo, publicado em 2007 no periódico Journal of Nutrition, avaliou a concentração de alguns antioxidantes a a Capacidade Antioxidante Total (TAOC) em 11.400 adultos. Os participantes com os níveis mais elevados de antioxidantes e TAOC apresentavam uma redução da ocorrência de periodontite.

Sabemos que a prevenção de diversas condições odontológicas abrange vários hábitos e práticas já bem divulgados pelos dentistas. A nova ciência do estudo dos antioxidantes, especialmente as catequinas do chá verde, deve esclarecer seus vários benefícios, incluindo a saúde bucal.

Fonte:
1. Relationship Between Intake of Green Tea and Periodontal Disease. Journal of Periodontology, 2009, vol. 80(3): 372-377.
2. The Prevalence of Inflammatory Periodontitis is Negatively Associated with Serum
Antioxidant Concentrations. J. Nutr., 2007, 137: 657–664.

divisão
Compartilhe: (o que é isso?)

Estes links permitem que você organize, guarde, recomende ou compartilhe as notícias que mais gosta do Dr.Orgânico com outras pessoas. São serviços gratuitos, independentes do Dr.Orgânico, mas exigem que você se cadastre para usá-los.

divisão
A Prevenção é a melhor cura!
SE